quarta-feira, 29 de agosto de 2007

debate sobre o que fazer com cachorros perigosos

Cachorros, como pittbull, rottweiler, pastor alemão, andam aterrorizando muitas pessoas hoje em dia. Como são cachorros de guarda e de grande porte, algumas vezes podem atacar alguém e até mesmo matar.

Como o caso em Ipatinga, no Vale do Aço mineiro, onde a vó e uma criança de três meses foram surprendidas na varanda por um pittbull. Ele matou a criança com varias mordidas na cabeça, e feriu gravemente a vó que estava com a criança no colo. Apenas não foi morta por causa da chegada de policiais, que conseguiram afastar o cachorro e então mata-lo a tiros.

Mas a questão é, sera que matar o cachorro é a melhor solução para acabar com o problema? Quem é o culpado pelos ataques violentos do cachorro? O que deve proceder quando um cachorro ataca alguém?

Segundo o doutor veterinário Paulo Castilho, ele acredita que para o caso extremo de matar o animal, é preciso estudar muito o caso, porque muitas vezes o animal atacou alguém por causa do tratamento do dono.
O cachorro fica violento, geralmente por mau tratos do dono, trancando ele em casa sem contatos com o exterior da casa, adestrando o cachorro para atacar de forma errada, e outros fatores.
O doutor Paulo Castilho aconselha que quando houver ataque de cachorro, chamar a polícia e o pronto socorro rápido. Pode ser usado também o extintor de incêndio no cachorro, porque o cachorro fica assustado com a fumaça e larga a pessoa.
Cão de guarda, são obrigados por lei, a passear com focinheira, e com uma colera curta perto do dono, para evitar acidentes.

O que vocês acham que devem ser feito com um cachorro que mata ou feri alguém, baseado nessa postagem? Comentem e de sua opiniões.

Abraços,
Dri

8 comentários:

Tatiana Hass disse...

Oláá.. gostei muito da sua reportagem.. ficou super bacana.
Pois é.. essa questão é meio dificil de questionar, será que devemos matar os animais que feriram ou ate mesmo mataram o seus donos??! minha resposta acho que é sim. Por isso os donos devem ver como tratam seus animais, pra que não ocorra um ataque futuro.
Bjão Dri, continua assim que tá muito bom.
Taty!

Anônimo disse...

acho que matar nao eh a soluçao!concordo com o veterinario ,
acho que os donos devem educar seus caes de forma que eles nao fiquem agressivos, pq as vezes os proprios donos instigam os caes para serem agressivos... logico que eh uma questao muito polemica, mas a sociedade precisa saber como educar seus caes e qq outro animal.

suzana

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Super Trunks disse...

Muito bom essa reportagem sobra cães violentos.O irresponsabilidade do dono deixar solto um animal que pode atacar.Se o cão é treinado pra guarda então que longe de crinanças e pessoas que não tem familiaridade com o cão.

muito bom o texto parabems!

Doutor Doom

Anônimo disse...

Interessante esse assunto, e muito polêmico também, pois até que ponto os cães são realmente perigosos? Alguns dizem que vai da criação que o dono da, outros dizem que não importa, que dependendo da raça não importa a criação o animal sempre será violento.
Eu acredito que a criação é o que realmente importa, porém sem esquecer outros fatores.

Parabéns pelo seu blog Adriana, os temas estão bem interessantes, e de teor discussivo, sem dúvida irei linka-lo e indica-lo.

Carlos Castilho disse...

Adriana,
Sugiro que você tente usar um titulo que aumente a curiosidade do leitor. Em vez de debate... você poderia ter usado uma pergunta, tipo Matar pit bulls é a solução? Sempre que você puder provocar o leitor (no bom sentido) isto ajuda a aumentar a leitura. Outra coisa, vai direto ao fato mais importante. No teu post, o mais importante era o Paulo dizendo que matar não é a solução. Depois você entra para o debate. Com isto você fez uma pergunta provocadora e foi logo dando a resposta com a declaração do veterinario. Tá faltando o teu post desta semana.
Castilho

Jorge Ramiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Ramiro disse...

Eu tenho um cachorro que se torna agressivo quando viaja, no começo eu tinha dificuldade em controlar-lo. Mas agora eu saigo com ele em uma casinha para cachorro transportavel. Então, eu não tenho problemas.